Renda passiva – O que é

Renda passiva – O que é

Coisas na linha “ganhe dinheiro pela internet”, “trabalhe em casa” e, o mais interessante de todos, “ganhe dinheiro enquanto dorme”!

O que é “renda passiva”?

A palavra “passiva” está associada à ideia de uma coisa inerte, imóvel. É uma renda que se obtém sem qualquer tipo de esforço. É o proverbial “ganhar dinheiro enquanto dorme” (e isso assumindo que você não é “piloto de testes” em alguma fábrica de colchões…).

Se você faz esforço, não é passivo. Se você trabalha (ainda que pouco) para obter essa renda, ela não é passiva. A renda passiva simplesmente “vem” até você. Não é preciso fazer nada para que ela surja.

Fontes de renda passiva

Os tipos de capital

Cada autor tem uma forma de definir os diversos “capitais’. Para facilitar a nossa vida (e não fugirmos muito do contexto), vou classificar o capital com potencial de gerar renda passiva em três categorias:

  • Capital físico
  • Capital financeiro
  • Capital intelectual

Capital físico:

São recursos físicos (como o nome sugere). São bens tangíveis sobre os quais temos propriedade.

Capital financeiro:

O capital financeiro é representado por ativos financeiros geradores de renda. Ativos financeiros são “títulos”. Nós diferenciamos do capital físico pois ativos financeiros não são “tangíveis” (apesar de, muitas vezes, representarem coisas tangíveis, como empresas e imóveis).

Ativos financeiros são classificados em duas famílias:

Renda fixa:

São aqueles ativos que representam um empréstimo (usualmente para um banco ou para o Governo) e que geram renda na forma de “juros”. “Juros” é a remuneração de empréstimos e financiamentos.

Renda variável:

São ativos que representam “propriedade” sobre algo Quando adquirimos títulos de renda variável, nos tornamos “donos” do que aqueles títulos representam. O ganho com esses títulos acontece através das rendas que eles geram ou através de sua valorização.

Capital intelectual:

O capital intelectual é representado por coisas que “criamos”, como tecnologias, métodos, informação e conhecimento.

Capital intelectual é aquele capital que gera renda, majoritariamente, na forma de royalties, direitos autorais ou taxas de licenciamento.

As armadilhas

Eu costumo dizer que todo problema Humano é um “problema de demanda”. Isso significa, basicamente, que a oferta existe porque a demanda existe.

Por que existe gente que vende “soluções” e cursos para coisas impossíveis (ou improváveis) como emagrecer 30kg em um mês ou ficar milionário de um dia para o outro?

Essas coisas existem por uma razão muito simples: As pessoas QUEREM isso.Querem uma solução rápida e fácil para as angústias da vida.

Quer saber mais sobre formas de renda, desenvolvimento financeiro e enriquecimento?

Acesse agora o meu curso Formula negocio online.